segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Ramón Valdés

Ramón Gómez Valdés y Castillo nasceu em 1923, na Cidade do México. No berço de uma família artística, Ramón Valdés naturalmente teria seu caminho guiado pelas artes, como foi em toda sua vida.

Seus irmãos também se tornaram grandes humoristas: Gérman, um dos irmãos, é o famoso Tin Tán Valdés, e o seu outro irmão, Manoel "El Loco" Valdés trabalha até hoje como ator e humorista.

E foi com os dois que começou sua carreira, atuando nos filmes dos irmãos. Rapidamente, se percebeu que Ramón era um grande ator e humorista e foi considerado um dos melhores do México. Isto chamou a atenção de Chespirito, que na época estava criando seu programa e chamou Ramón para atuar em Los Supergenios de La Mesa Cuadrada.

Ramón Valdés já tinha se mostrado muito versátil com o papel do bêbado em Supergenios ou vilões no novo quadro Chapulin Colorado. Passou um tempo e Chespirito bolou um novo quadro para seus programas: El Chavo Del Ocho. E chamou Ramón para ser um dos personagens principais: Dón Ramón (Seu Madruga, no Brasil).

Don Ramón imortalizou a imagem de Ramón Valdés em todo o mundo, mostrando a sua brilhante interpretação e foi o personagem mais marcante de sua carreira. Apesar de todo o sucesso, em 1979, Ramón Valdés sai dos programas de Chespirito em solidariedade a Carlos Vilagran, o Quico, que havia saído no ano anterior.

Ele trabalhou com Carlos em programas na Venezuela que não tiveram exito e voltou em uma participação especial para o programa Chespirito durante o ano de 1981, saindo no final do ano. Neste momento, sua saúde, que já era frágil, começou a se agravar, já que fumou a vida toda.

Em 1987, Carlos Vilagran estréia um novo programa no México chamado Ah qué Kiko, e chama Valdés para interpretar um personagem levemente semelhante a Don Ramón. O programa não faz sucesso, porém Ramón Valdés sai antes, já com a saúde bem debilitada devido a um câncer no pulmão.

Aquele dia 9 de Agosto de 1988 foi muito triste para o humor. Ramón Valdés já não estava mais entre nós, vítima de um câncer no pulmão, falecendo com apenas 64 anos, ainda podendo alegrar muitas famílias!

Vizinhança do Chaves

Leia mais sobre o personagem "Seu Madruga"

Nenhum comentário:

Postar um comentário